quarta-feira, 8 de outubro de 2008

ROUBO DE CAMINHÕES DESABILITANDO O RASTREADOR

A notícia não é nova, nem o método utilizado. Entretanto esta postagem tem o intuito de alertar quem trabalha na área de Gerenciamento de Riscos, de modo a estar mais informados e preparados na prevenção ao roubo de cargas e veículos.
Vale a pena conferir!
"Em Campinas Preso bando de roubo de caminhões que inutilizava rastreador"
"SÃO PAULO - Policiais do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado prenderam cinco homens acusadas de roubo de caminhões no interior do estado. De acordo com a polícia, eles fazem parte da "Quadrilha do Choquinho", como ficou conhecido um equipamento usado pelo bando para inutilizar o dispositivo de rastreamento dos veículos. O equipamento usa descarga elétrica para inutilizar o rastreador.
- Essas prisões devem reduzir em 90% os roubos de caminhões na região entre Jundiaí, Bragança Paulista e Campinas - disse o delegado Ubiracyr Pires da Silva.
Segundo a polícia, os ladrões oferecem o caminhão antes mesmo do ataque. Na estrada, via celular, eles dão as características dos veículos ao agenciador. Assim que o negócio é fechado com o interessado, o carro é interceptado. Eles simulavam uma abordagem policial para obrigar o motorista parar. Em seguida, um dos homens inutilizava o rastreador e um motorista profissional assumia o volante.
A vítima era mantida refém até que o veículo fosse entregue ao comprador. O valor de cada negócio variava entre R$ 25 mil e R$ 40 mil, afirma a polícia.
De acordo com o delegado Alberto Pereira Matheus Júnior, os principais alvo dos ataques são caminhões equipados de mini-guindastre conhecidos como munch.
- O equipamento, às vezes, custa mais do que o veículo - disse Matheus Júnior. Ele explicou que caminhões novos são desmanchados. Os mais antigos são remarcados e enviados para estados no sul do Brasil.
Os criminosos eram investigados há seis meses. Na sexta-feira, os policiais encontraram dois integrantes da quadrilha em um posto de combustíveis na Rodovia Dom Gabriel Pauzino Couto. Os primeiros a serem presos foram Paulo Rogério dos Santos, de 38 anos, e Erick Munarolo, o Carequinha, de 28, responsáveis pelo roubo, junto do motorista Carlos Wagner dos Santos Cardoso, o Pierre, de 29. Os três preparavam para conduzir o caminhão VW 17220, roubado momentos antes. A vítima ainda estava em poder de outros comparsas. Os criminosos foram seguidos, mas conseguiram fugir. A vítima foi libertada duas horas depois e o veículo abandonado.
A polícia conseguiu interceptar a comunicação do bando e descobrir onde ele ia se encontrar. O ponto de encontro era um hipermercado, na Via Anhangüera, onde além de Santos, Teixeira e Cardoso, foram presos o empresário Guaraci Fabiano, de 49 anos, o articulador da quadrilha, responsável pelas nomeações de venda dos veículos, e o mecânico José dos Santos, de 27 anos, especialista em desativar o rastreador. A vítima reconheceu Munarolo e Santos como autores do roubo. A polícia afirma que outros membros da quadrilha ainda podem ser presos.
Fonte: Globo OnLine
Em Campinas Preso bando de roubo de caminhões que inutilizava rastreador
Publicada em 14/09/2008 às 14h29m O Globo Online "

Nenhum comentário: